quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Resenha - Renegados


Título: Renegados
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Classificação: 
Páginas: 512
Sinopse: Os Renegados são um grupo de prodígios – humanos com habilidades extraordinárias – que emergiram das ruínas de uma sociedade colapsada. Foram eles que estabeleceram a paz onde, antes, o caos reinava. Eles continuaram sendo um símbolo de esperança e coragem para todos... exceto para os vilões que foram derrotados por eles.
Nova, que faz parte do grupo dos Anarquistas, tem um motivo para odiar os Renegados, e está em uma missão em busca de vingança. Enquanto se aproxima de seu alvo, ela conhece Adrian, um garoto Renegado que acredita na justiça – e em Nova. Mas a lealdade de Nova está com os Anarquistas e há um vilão que tem o poder de acabar com os dois, e tudo em que acreditam.


Renegados é o novo livro de heróis da autora Marissa Meyer lançado aqui no Brasil pela Editora Rocco. Para quem não conhece a autora, ela tem uma série bem queridinha por aqui chamadas As Crônicas Lunares, livros com heroínas inspiradas nos contos de fadas e já adianto que a autora escreve muito bem quando se falamos de fantasia.

Nova Artino é uma jovem que teve um passado muito triste e cruel, desde pequena nova tem o dom de fazer as pessoas dormirem, assim como outras pessoas variados dons. Mas o que nova não entendia na época é que o mundo estava um caos. Havia gangues e guerras entre as pessoas e seus pais faziam de tudo para proteger ela e sua irmã.

Mas um assassino destruiu todos os seus sonhos e a vida de seus pais e sua irmã e Nova só conseguiu escapar por pouco por causa de seu dom. E acima de tudo os Renegados (super heróis que combatem o crime) não apareceram quando ela mais precisou.

Desde então Nova foi criada por seu tio Ace Artino, ou mais conhecido como Ace Anarquista, líder do grupo dos anarquistas ou melhor (vilões que queriam seguir suas próprias regras) mas uma grande batalha contra os renegados levou quase todos os anarquistas mortos e com isso seu tio também e Nova se viu sozinha e com poucos conhecidos que trabalhavam junto com seu tio.

Odiando os renegados, Nova sempre teve rancor deles por ditarem as regras e por serem o poder central, ainda mais por não terem aparecido para salvar seus pais anos atrás. E agora apesar dela ser uma vilã e tentar acabar como todos eles, ela vai ter a oportunidade de conhecer um grupo de renegados quando ela consegue se infiltrar na base deles e lá Nova terá que aprender a como destruir seus inimigos e principalmente a lidar com sentimentos conflituosos conforme vai conhecendo o mundo dos heróis.
Será que uma vilã pode ser tornar uma heroína? Ou será que uma vilã será para sempre uma vilã?

“Éramos todos vilões no começo.”

Renegados é um livro totalmente cativante pelo fato de termos uma fantasia voltada para jovens heróis e vilões. A autora conseguiu explorar muito bem diversos poderes, criar uma revolução e até mesmo um mundo totalmente diferente, mas ao mesmo tempo tão parecido com o nosso.

Teve várias falas que senti que apesar da autora falar daquele mundo, das regras, do poder, de como os fortes sempre ganham dos fracos, ela estava dizendo muitas  coisas da nossa realidade e do nosso cotidiano e como a sociedade é injusta onde muitas pessoas tem muito e outras nada e como o poder pode ser influenciado e como tudo gira em torno disso.

A ambientação e o trabalho todo citando heróis,  regras e culturas foi muito bem descrita e é fácil se imaginar em um mundo como esse. A história é bem criativa e parece até mesmo que estamos lendo um quadrinho ou vendo um filme do gênero.

Os personagens principais que é são o Adrian e Nova são de mundos opostos e cada um cultiva seus objetivos e segredos. Achei interessante o mistério entre eles, e também a ironia de serem opostos,  mas ao mesmo tempo o tanto que eles combinaram um com o outro.

Nova é uma garota forte, que teve um passado difícil e que por isso se fechou para muita coisa. Apesar de ser destemida e corajosa, com relação a sentimentos Nova é insegura e não sabe lidar tão bem quanto eles. Mas quando o assunto é lutar e chutar a bunda de seus inimigos você pode contar totalmente com ela.

Adrian já um garoto mais doce, criativo, teve um passado conturbado, mas tem seus pais que o adotaram e deram carinho e amor para ele. Adrian é mais calmo, mas também um excelente lutador, um jovem que busca por justiça e quer solucionar os mistérios de seu passado, ao contrário de Nova que busca por vingança.

Os personagens secundários são bem descritos, possuem um trabalho muito bem feito e é claro é muito fácil gostar se apegar a eles. Principalmente a turminha do Adrian que são bem legais.

A proposta do livro é muito interessante, apesar dos personagens serem catalogados como herói e vilão, a pergunta que fica é se realmente existem heróis no mundo? E se os vilões realmente são vilões ou somente pessoas com um pensamento diferente em uma sociedade que visa regras assim como os heróis ?

A diagramação da editora está muito bem feita, li o livro em e-book, mas não encontrei erros de leitura. E capa trouxe muito bem os dois personagens principais da história. Não vejo a hora de adquirir o livro físico e te-lo na estante.

Para finalizar,  posso dizer que Renegados  cumpre o que promete e trás uma história totalmente cativante do inicio ao fim. Se você gosta de livro com Super-Heróis, batalhas épicas e romance esse livro está mais que recomendado para os amantes de fantasia. Já quero o próximo!
“Afinal, quem não tem medo não pode ser corajoso.”

9 comentários:

  1. Oiii Jess

    Eu quero muito ler essa trilogia, é daquelas que tenho certeza que vou curtir. Apesar de ter me decepcionado um pouco com a Marissa Meyer em Sem Coração, tenho expectativas para renegados, tem vários elementos que acho super bacana.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler Sem Coração há alguns dias atrás e me apaixonei pela escrita da Marissa Meyer. Achei que Renegados fosse uma série, mas sabendo que é um livro único, fico ainda mais tentada a lê-lo, e tenho certeza de que será uma boa experiência de leitura, pois amo essa ideia de anti-heróis e mais ainda quando a história envolve críticas sociais.
    Amei sua resenha!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, eu estava a fim de uma livro mais de aventura e fantasia com romance, eu acho que vou curtir esse!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica como vai? Parece-me um livro incrível. Deu vontade de o ler. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Pelo título eu não compraria mas, pela resenha e premissa eu super leria, gosto dessa parte da fantasia de ver as mudanças acontecendo. De viver e entrar nos personagens, de saber e poder sentir que a história foi bem concluída e bem elaborada. Estou encantada e já coloquei na minha lista de leituras.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu gosto de livros do estilo e esse chamou minha atenção ainda mais por Nova estar inicialmente no grupo d "Vilões", os personagens parecem interessante e o enredo chama a atenção, para uma história envolvente e eletrizante, que bom que gostou de ler ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jess!

    Mulher, corri agora mesmo atrás desse livro!! Achei demais essa premissa, já preciso hahahah <333

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Renegados me surpreendeu muito! Nunca havia lido nada da autora e me deparei com esse calhamaço haha. Mas essa foi uma leitura bem rápida e também estou ansiosa para o próximo.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Hey Jessica,

    Eu gosto desse gênero mas não estou na vibe dele ultimamente, mas é bom ver que a fantasia tá se renovando.

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir