quinta-feira, 23 de maio de 2019

Resenha - A Criança do Fogo


Título: A Criança do Fogo
Autor: S. K. Tremayne
Editora: Bertrand Brasil
Classificação: 
Páginas: 368
Sinopse: O marido perfeito. O enteado perfeito. A mentira perfeita?
Quando Rachel se casa com o maravilhoso David Kerthen e se muda para Carnhallow, sua vida é tomada por luxos, romance e um carinhoso enteado, Jamie. Porém, sua nova casa e sua nova família estão cercadas de segredos e mistérios que ela nem sequer consegue imaginar.
O comportamento de Jamie começa a mudar, e suas perturbadoras profecias ameaçam abalar a sanidade de Rachel. À medida que o passado da família vem à tona, ela passa a questionar a verdade por trás da trágica morte da primeira esposa de David, temendo que a predição feita por seu enteado, de que ela irá morrer no dia de natal, se torne realidade. Fantasmas habitam os corredores de Carnhallow, mil anos de história ecoam nos frios túneis, antes ricas minas de estanho e cobre, que se expandem sob a propriedade, e a vida que Rachel acreditava ser perfeita de repente se torna um terrível pesadelo.

A Criança do Fogo é o meu primeiro contato com o autor S. K. Tremayne, que já tinha um livro lançado por aqui(As Gêmeas do Gelo) 
Minha expectativa estava bem alta com essa leitura, já que pela sinopse a história tem um bom enredo de suspense e mistério e confesso que em partes a história me surpreendeu, mas em outras ela deixou a desejar.

Rachel é uma jovem mulher que se apaixonou por David Kerthen, um grande empresário que possui muito dinheiro e uma história de família junto com uma grande mansão na Inglaterra em Carnhallow e assim que Rachel conheceu David e seu filho Jamie ela se apaixonou por ambos e esse amor foi reciproco por David também, e com isso meses depois ambos estavam casados e Rachel acabou abandonando sua vida sofrida em Londres e foi morar com ele em Carnhallow.
" Sentada ali, preciso forçar as palavras a saírem, porque a verdade é bem mais difícil do que as mentiras."
Com um casamento perfeito, um marido amoroso e carinhoso e um enteado querido, Rachel se vê em um conto de fadas literalmente e está feliz em morar na mansão com uma linda vista para o oceano.  Carnhallow é um lugar que possui diversas histórias dos antepassados de David onde a família ficou rica com extração de minérios dentro das minas e de tuneis que existem abaixo do mar, onde os trabalhadores trabalhavam para os Kerthen e apesar da história ser marcante e até mesmo sofrida, o pior de tudo é o trágico acidente que houve recentemente nas minas onde acabou matando Nina a primeira esposa de David.

Rachel sabe da história da falecida esposa de David, mas quando seu enteado Jamie começa a dizer coisas estranhas para ela e essas previsões acabam se concretizando Rachel começa a desconfiar que existe algo sombrio em Carnhallow e que a morte acidental de Nina pode não ter sido tão acidental assim, ainda mais quando seu enteado diz que ela morrerá no dia do Natal.
Cabe agora Rachel descobrir tudo e se as histórias contadas são realmente a verdade por trás de tanto mistério.
" As estrelas cintilam. A noite está morrendo. A manhã de natal chegou."

A Criança do Fogo é um suspense interessante do inicio ao fim, e apesar do autor focar em muitos detalhes das histórias do passado, sobre as minas, a ambientação e os trabalhadores que sofriam e tudo mais, o livro consegue te prender o inicio ao fim.

O enredo é marcante, nos trás um mistério e vários personagens que não nos mostram quem realmente são, se estão sendo verdadeiros ou fingem ser outra pessoa, e isso faz com que o livro fique energizante nos mantendo de olho e nos fazendo criar teorias e desconfiar de tudo e de todos.

Falando dos personagens, Rachel foi uma personagem que de inicio achei bem comum, simpática, e adorável, mas que aos poucos foi mudando e que logo a gente fica com um pé atrás com ela. Sua personalidade é complicada, pois as vezes ela é passiva demais e em outas se mostra a frente de tudo, e mesmo tendo gostado dela e alguns pontos, em outros confesso que não gostei tanto, mas mesmo assim, se tem uma palavra para descrever a personagem é que ela é batalhadora.

David é um personagem meio misterioso desde o começo e ficamos com um pé atrás com ele também. Será que ele diz a verdade? Ou será que é tudo mentira? Mas aos poucos vamos entendendo como ele é, como foi seu passado e o que afetou no presente. Principalmente depois que seu ponto de vista aparece no livro, assim fica mais fácil conhecê-lo.

Já Jamie é um garoto complicado. Confesso que de inicio não senti tanta simpatia por ele, pois apesar de todo o sofrimento que passou, fica difícil entender suas intenções e diversas vezes você se questiona se ele é um garoto perdido, se é uma pessoa manipuladora ou se tudo aquilo é apenas dor e sofrimento dentro dele.

O autor insere esse elemento dos antepassados de uma época sofrida. Ele explica como era sofrido para as pessoas que trabalhavam quase como escravos dentro de minas debaixo da terra onde muitos iam e nem voltavam devido a desmoronamentos ou até morrendo por doenças do trabalho.


Como eu comentei ali em cima, a trama do livro é realmente interessante e você fica vidrado na história, mas infelizmente o que estava maravilhoso acabou se perdendo no final e confesso que eu esperava uma resolução muito melhor do que o autor proporcionou. Teve uma reviravolta que você nem imagina? Teve, mas para mim o autor pecou demais nela e tudo que eu esperava e minhas expectativas foram por água abaixo quando tudo se revelou. 

Confesso que não esperava um final como aquele, e até certos pontos eu achei mal resolvido depois que terminou o livro, não dando tanto sentido ao que se tinha no inicio do livro. Mas apesar de tudo isso avaliando a história no geral até que foi bacana a proposta do autor.
A diagramação da editora está perfeita, a capa está bonita e condiz com a história. Não reparei tanto, mas não encontrei erros de leitura.

Para finalizar, posso dizer que A Criança do Fogo é um bom suspense, que consegue te prender, te cativar durante a leitura, mas que o final acabou não funcionando tanto comigo. Mas mesmo assim indico a leitura, pois tenho certeza que você ficará vidrado e vai querer saber todos os mistérios que o autor insere nessa trama.

21 comentários:

  1. Oi Jess, tudo bem?
    Reviravoltas inesperadas são ótimas, desde que façam sentido com o que foi apresentado. Que pena que você não gostou 100% dela. Ainda assim, sua resenha me deixou curiosa em descobrir o mistério que a protagonista enfrenta. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é uma pena quando o livro tem tudo pra dar certo e o final acaba sendo meio nada a ver, te entendo. Mas mesmo assim fiquei curiosa com a história, acho que ia ficar chocada com as reviravoltas também!

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Eu estava com as expectativas bem altas com esse livro. tanto pela sinopse como por ter gostado muito de As Gêmeas do Gelo. Mas então comecei a ver as notas de quem já tinha lido o livor e acabei desanimando um pouco. Acho que vou esperar mais um pouco para ler e assim leio sem muitas expectativas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jess

    Nossa, de fato, a trama em si parece muito boa, um bom mistério, mas é uma pena quando o autor se perde no final e a história acaba assim, decepcionando a gente.
    Devo dizer que no início da resenha eu até tava "hum, talvez eu leria", mas fui desanimando junto com você. Até porque com personagens assim, acho qeu eu só passaria raiva hahahah

    Beijos,
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha Jess, fiquei super curiosa para conhecer essa obra, ela me chamou atenção desde a história, até a capa. Uma pena ela ter deixado a desejar em alguns momentos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess!
    Ultimamente os thrillers que ando lendo também me decepcionam no final. Acho que os autores ficam tão focados na história e quando chega perto de acabar que se lembram "ops, um final" hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess! Eu gostei muito de As Gêmeas do Gelo e estou ansiosa para conferir este novo do autor, mas admito que estou receosa depois de ler seu comentário sobre o desfecho. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess

    Eu tive muitos problemas durante esta leitura. Infelizmente não consegui tirar nada de bom dela, uma pena, pois eu estava com as expectativas lá no alto. Caí de cara no chão. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess,
    Segunda resenha que leio e essa obra me decepciona.
    Tanto que desisti de ler e infelizmente, essa premissa me deixava bem empolgada.
    E acho que o problema dele mesmo, é o final né?
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Jess

    Eu eu que imaginava tanto pra esse livro... que pena que o autor foi falhar logo perto do final, às vezes o autor peca justamente ao querer inserir reviravoltas mirabolantes que fazem a trama se perder, triste. Ainda ssim, esse livro chegou por aqui e pretendo ler em breve, mas vou tentar diminuir as expectativas pra não me frustrar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica!

    Não conhecia este livro, mas por ser um suspense, fiquei interessada. É tão chato quando a história tinha tudo para dar certo e o autor não a desenvolve bem e ainda faz um desfecho insatisfatório, então confesso que desanimei quando li isso.

    Beijocas!
    http://artesaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não é a primeira resenha que vejo desse livro, apontando algumas coisas que não foram tão legais nessa história. Uma pena.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess, gostei bastante do enredo, essa questão da protagonista ir descobrindo os segredos aos pouco, me deixou intrigada. Mesmo não sendo o meu gênero predileto, quero ler! Que pena que o final foi por água abaixo, isso acontece....

    Até mais!

    Depois da Leitura
    Loja Depois da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica.
    Gostei da premissa do livro, mas conforme fui lendo a sua resenha, senti que o livro não é pra mim. Uma pena que o final tenha deixado a desejar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Jess,
    Eu amos suspenses, mas uma pena que esse deixa a desejar.
    Talvez eu leia porque o menino me soou meio creepy. hahaha
    Ainda estou muito curiosa pra ler o outro famosinho dele, espero que seja melhor que esse.

    ResponderExcluir
  16. Oi Jessica, tudo bem?
    Apesar das ressalvas, o livro parece ter uma boa trama e eu fiquei curiosa para conhecer os mistérios criados pelo autor. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jeh!
    Eu li As gêmeas do gelo e tbm foi um livro q me agradou e desagradou em alguns pontos. Foi difícil tbm gostar dos personagens, e já vi q é uma característica do autor focar muito nessas ambientações. Mas pelo menos o final n foi ruim, apesar de não ter salvado o resto do livro pra mim. Complicado, acho q não leria A criança do fogo então...
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não conhecia o livro, mas a sinopse me interessou bastante! Não costumo ler livros desse gênero, mas acho que vou por esse na minha lista apesar dos pontos que você mencionou na resenha. Recentemente passei por isso com um livro que li, cujo final foi decepcionante :(
    Lindo blog!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > blog novo!

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Já gostei do livro, pois não consigo resistir a um bom suspense, já fiquei com vontade de ler ele agora e descobrir o que vai realmente acontecer no dia de natal.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  20. Oi
    nem tinha conhecimento do lançamento desse livro, parece ser interessante pelo que conto, fiquei curiosa por conta desse mistério, o menino parece ser meio sinistro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Jessica,

    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, gosto muito dessa capa e a premissa me chamou atenção e apesar do final não ter agradado você eu gostaria muito de ler o livro...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir